O trabalho é essencial
A espingarda está perto
Cartaz construtivista russo de Vladimir Lebedev
1920-1921
60 x 44 cm
Impresso a off-set com cores separadas
Vladimir Lebedev ( MomA)
Artista,
pintor e ilustrador russo. Começou a publicar caricaturas em jornais antes
mesmo de se matricular na Academia das Artes (1910-14) e na Escola de Desenho,
Pintura e Escultura (1912-1916) de São Petersburgo, dirigida por M D Bernshteyn
(1875-1960) e Leonid Shervud.
O seu
período mais original ocorre nos 15 anos após a Revolução de Outubro de 1917.
Nomeado professor em Petrogrado (São Petersburgo) Estado Free Art Studios
(Svomas; 1918-1921) e chefe adjunto do departamento do cartaz do escritório da
Agência Telegráfica Russa da Região Norte (a ROSTA Petrogrado, 1920-1922).
Nesses anos destacou-se na vanguarda do desenvolvimento da "ROSTA Windows”
(cartazes revolucionários que usavam as formas de estampas folclóricas para
efeitos de propaganda política, como este “O
trabalho é essencial, a espingarda está perto”).
Os seus
cartazes feitos a partir de linóleos coloridos, tais como Provisions Tax (1921; Museu Russo de S. Petersburgo,), desenvolveu
prematuramente o Neo-primitivismo, atríbuido aos autores Vladimir Tatlin e Kazimir Malevich marcado por composições lacónicas e formais, marcadas
por contrastes decorativos e rítmicos de blocos simples de formas, cor e texto,
típicas do chamado Construtivismo Russo.
Na sua
pintura Lebedev experimentou as formas abstratas criadas por planos facetados típicas
do cubismo e do futurismo, como em Mulher de ferro (1920) e Cubismo (1922,
ambos do Museu russo de São Petersburg).
Desenvolveu
o tema da figura feminina ao longo de sua vida, e conduziu experimentações
estilísticas em temas particulares, como A mulher de Ferro e em Lavadeira
(1920;.. S. Petersburgo), onde ele efetivamente combina os princípios da
tabuleta pintada com as de colagem cubista.
Lebedev foi
o editor de arte da Editora Detgiz em Leningrado (1924-1933) e responsável pela
criação da Detgiz Publishing House de S. Petesburgo, editora de arte inovadora
de livros infantis ilustrados, marcada pela integração no romance de
elementos decorativos e de conteúdo estilizados, patentes em artistas como
Nikolay Tyrsa e Vera Yermolayeva.
Os
principais exemplos de suas próprias ilustrações estão em livros tais como Samuil
Marshak de Morozhenoye ('Gelado'; 1925)
e Mister Tvister ("Sr. Twister ', 1933).
Créditos - Jeremy Howard
Créditos - Jeremy Howard
MOMA – New
York
O construtivismo russo (wikipedia)
O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo quotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria inspirar-se nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização, servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Kasmir Malevich em em 1917, para descrever o trabalho de Rodchenko.
O construtivismo como movimento actuante durou até 1934, tanto na União Soviética como na República de Weimar. As suas propostas inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna. A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo Socialista tendo todas as outras tendências artísticas durante o Estalinismo seriam consideradas formalistas e como tal banidas.
O Construtivismo caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa*. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do Século XX. (São considerados manifestações influenciadas pelo Construtivismo o De Stijl, a Bauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa).
Do ponto de vista das artes plásticas, usando uma acepção mais ampla da palavra, toda a arte abstrata geométrica do período (décadas de 1920, 30 e 40) pode ser grosseiramente chamada de construtivista (o que inclui as experiências artísticas na Bauhaus, o Neoplasticismo e outros movimentos similares). No teatro, um de seus principais nomes foi o diretor teatral Meierhold, no cinema o grande nome foi Sergein Eisenstein, com suas teorias sobre a montagem cinematográfica. Um grande poeta, considerado construtivista, foi o russo Nicolai Asseiev, tendo Vladimir Maiakovski sofrido grande influência desta tendência.
* Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
* Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como em um romance) pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
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