Almeida Garrett
Falar Verdade a Mentir
[1961]
Coleção "Teatro no Bolso", nº 13
Editora Contraponto [Luiz Pacheco]
1ª edição e 1ª e 2ª variações da 2ª edição ambas de 1961
Estas edições do mesmo ano terão sido inicialmente impressos para vender durante a representação do TPL Teatro Popular de Lisboa, com estreia em 11 de Março de 1961, no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, com encenação de Pedro Bom e apresentação cenográfica de Mário Alberto.
Numa edição de capa idêntica essa primeira tiragem apresentava as personagens com os actores:
Brás Ferreira - Carlos Costa
Amália - Feranda Alves
Duarte Guedes - Alexandre Vieira
O General Lemos - António Anjos
Joaquina - Maria José
José Félix - Ruy Mendes
Um lacaio - Victor Ribeiro
Tendo provavelmente sobrado capas, foi reimpresso o miolo para uma 2ª edição, tendo resultado 2 edições com uma 1ª e 2ª variação nas capas, para ser vendido a assinantes e porta-a-porta por todo o país, ou acompanhando a digressão da companhia ou por rotina de Luiz Pacheco e Cacilda Becker.
As obras em venda conjunta representam a 1ª edição e 2ª edição - 1ª e 2ªs variações ( todas de 1961)
Colecção Teatro no Bolso
Em 1956 divulga os primeiros números da Colecção Teatro no Bolso, em pequeno formato, que acompanhavam o mundo teatral em Lisboa.
Cada volume era vendido a 10 escudos nas livrarias e 5 escudos à porta dos teatros. Em promoção especial, séries de três números pela módica quantia de 15 escudos.
Os volumes avulsos custavam 6 escudos. Juntamente com Cacilda Becker, em 1959, percorre o país vendendo estas pequenas publicações com autores consagrados, como por exemplo: Henrik Ibsen; Molière; Alfonso Castelao; Luigi Pirandello; Marquês de Sade; Almeida Garrett; Camilo Castelo Branco; Guillaume Appolinaire; entre outros. Em paralelo, a Companhia do "Teatro de Sempre" também publicava peças de ilustres autores, que facultaram algumas traduções a Luiz Pacheco (funcionário da Inspecção dos espectáculos). Esta Companhia pertencia ao Teatro Avenida de Lisboa, sob a direcção artística de Gino Saviotti e colaboração de Laura Alves e Giuseppe Bastos.
Sem comentários:
Enviar um comentário