Angola
Como eu a vi em 1930-1931
Contra-Almirante José de Sousa e Faro
1ª edição
1932
Edição do autor
Impressora da Armada
Ilustrado
Livro muito raro e de coleção
Sobre o Contra-Almirante José de Sousa e Faro.
Contemporâneo e amigo de Gago Coutinho que convidou quando era governador de S. Tomé para um célevbre levantamento geodésico do arquipélago, que criou alguns embaraços na colónia (ver https://repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/3897/1/Pinto_STP_235_246.pdf), Jose de Sousa e Faro foi Ministro da Marinha do 18º governo republicano ( de João Tamagnini Barbosa), Governador da Zambésia, de São Tome e de Angola no periodo conturbado politicamente de 1930-1931.
Jose de Sousa e Faro foi proprietário de uma das maiores roças de cacau e café de São Tomé e é uma das figuras retratadas de forma positiva no romance de Miguel de Sousa Tavares - Equador, pela forma como lidou com os outros colonos, e com a repressão da rebelião dos angolares da ilha do Principe bem como no caso fatídico do Governador de São Tomé, Bernardo José de Sousa Soares de Andrea e decorrente da relação amorosa com a mulher do cônsul inglês, enviado para fiscalizar o uso do trabalho escravo na colónia, já depois da abolição oficial da escravatura.
Uma pessoa fascinante e um livre pensador no quadro duma relação muito especial afetiva mas independente e livre com o Presidente do Conselho António de Oliveira Salazar.
Sem comentários:
Enviar um comentário