A porta estreita
André Gide
Bibliotex Editora
2003
Coleção DN Prémio Nobel 1947
125p
A porta estreita (em francês La porte étroite) é uma novela francesa escrita por André Gide e publicada em 1909. É uma história bastante triste e comovedora que explora as complexidades e terrores da adolescência e crescimento. Baseada na interpretação Freudiana, a história usa a influencia das experiencias da infância e dos mal entendidos que podem surgir entre duas pessoa.
A história se passa numa cidade costeira do norte da França. Jerome e Alissa, quando com 10-11 anos, concordam implicitamente com uma afeição infindável um para com o outro. Entretanto, reagindo às infidelidades de sua mãe e a uma intensa impressão religiosa, Alissa desenvolve uma rejeição pelo amor humano. Apesar disso, ela fica feliz de poder compartilhar as discussões intelectuais de Jerome e o mantêm prisioneiro de suas afeições.
Jerome falha em não identificar o amor real da irmã de Alissa, Juliette, que acaba com um casamento pouco satisfatório com outra pessoa. Jerome acredita que possui um acordo de casamento com Alissa, mas ela gradualmente se afasta, tornando-se cada vez mais intensamente religiosa, rejeita a Jerome e recusa-se a vê-lo. Por fim ela morre de uma doença não identificada que é praticamente auto-imposta.
(cit. de wikipedia)
André Paul Guillaume Gide (Paris, 22 de novembro de 1869 — Paris, 19 de Fevereiro de 1951) foi um escritor francês.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1947. Oriundo de uma família da alta burguesia, foi o fundador da Editora Gallimard e da revistaNouvelle Revue Française. Gide não somente era homossexual assumido, como também falava abertamente em favor dos direitos dos homossexuais, tendo escrito e publicado, entre 1910 e 1924, um livro destinado a combater os preconceitos homofóbicos da sociedade de seu tempo, Corydon.
Liberdade e libertação recusando restrições morais e puritanas, a sua obra articula-se ao redor da busca permanente da honestidade intelectual: como ser igual a si mesmo, ao ponto de assumir a sua pederastia e a sua homossexualidade. Entre as suas obras mais importantes estão Os Frutos da Terra, a já mencionada Corydon, A Sinfonia Pastoral, O Imoralista e Os Moedeiros Falsos.
(cit wikipedia)
Sem comentários:
Enviar um comentário