Informações de utilização deste blogue

Para ir vendo todas as obras disponíveis nesta montra, é só ir clicando ao fundo da página em Mensagens antigas ou aceder diretamente via arquivo do blogue (árvore de hiperligações à esquerda do texto).

O Blogue tem ainda dois mecanismos de pesquisa por palavra-chave ( título, autor, etc. ) no texto do blogue na caixa de pesquisa no topo superior esquerdo da página (assinalado com uma lupa) e na coluna lateral esquerda (Pesquisar neste blogue).

Contactos, reservas e encomendas: por e-mail para 2mitodesisifo@gmail.com

INTERNATIONAL SHIPPING RATES under request.

Pagamento disponível através de transferência bancária ou via PayPal (solicitar via e-mail NIB ou paypal e-mail )


domingo, 24 de março de 2013

Angola-Como eu a vi em 1930-31 José Sousa e Faro 1ª edição 1932


Angola
Como eu a vi em 1930-1931
Contra-Almirante José de Sousa e Faro
1ª edição
1932
Edição do autor
Impressora da Armada
Ilustrado


Livro muito raro e de coleção


Sobre o Contra-Almirante José de Sousa e Faro.

Contemporâneo e amigo de Gago Coutinho que convidou quando era governador de S. Tomé para um célevbre levantamento geodésico do arquipélago, que criou alguns embaraços na colónia (ver https://repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/3897/1/Pinto_STP_235_246.pdf), Jose de Sousa e Faro foi Ministro da Marinha do 18º governo republicano ( de João Tamagnini Barbosa), Governador da Zambésia, de São Tome e de Angola no periodo conturbado politicamente de 1930-1931.



Jose de Sousa e Faro foi proprietário de uma das maiores roças de cacau e café de São Tomé e é uma das figuras retratadas de forma positiva no romance de Miguel de Sousa Tavares - Equador, pela forma como lidou com os outros colonos, e com a repressão da rebelião dos angolares da ilha do Principe bem como no caso fatídico do Governador de São Tomé, Bernardo José de Sousa Soares de Andrea e decorrente da relação amorosa com a mulher do cônsul inglês, enviado para fiscalizar o uso do trabalho escravo na colónia, já depois da abolição oficial da escravatura.



Uma pessoa fascinante e um livre pensador no quadro duma relação muito especial afetiva mas independente e livre com o Presidente do Conselho António de Oliveira Salazar.








Livro raríssimo sobre um período crítico da história angolana e colonial do Estado Novo

Encadernado em lona
Em estado como novo para a idade . Miolo impecável

Preço 50€  

com portes registados incluídos para Portugal Continental e ilhas

+ 8€ para correio registado internacional normal
UPS ou correio rápido a orçamentar

Pedidos a 2mitodesisifo@gmail.com ou em www.leiloes.net

Sem comentários:

Enviar um comentário