António Cândido Franco
O Triângulo Mágico - Uma biografia de Mário CesarinyLisboa: Quetzal Editores, 2019. 1ª Ed.508 p.
Design Capa Rui Rodrigues.
Foto capa e lombada Eduardo Tomé
Concebido como um “retrato vivo de uma das maiores vozes da poesia portuguesa”, o livro intitulado “O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny” é uma obra essencial para todos os admiradores do principal representante do surrealismo português.
Através da análise da vida e obra, assim como o passado e futuro do artista português (que nasceu em Lisboa a 09 de Agosto de 1923, de pai beirão, negociante de jóias, e mãe castelhana, professora de francês), o autor da biografia António Cândido Franco reuniu também algumas “revelações inéditas” sobre o poeta e pintor, além de apresentar um grande conjunto de informação adicional.
“Nunca teve medo da liberdade e deu de barato qualquer verniz para se apresentar aos seus contemporâneos. A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho”, escreve António Cândido Franco, autor de O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny, a nova biografia que chegou às livrarias.
Tal como Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, ele fez parte de uma geração e de uma época em que os poetas e escritores abdicavam da sua biografia por causa da censura, Mário Cesariny de Vasconcelos desde muito cedo lutou para assumir uma vida cheia, sem censuras ou censores, “para ligar a palavra e a vida numa mesma busca de liberdade e de espírito”.
Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português ele é uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século XX.
Citado de https://mundodelivros.com/biografia-de-mario-cesariny/
Sem comentários:
Enviar um comentário