Informações de utilização deste blogue

Para ir vendo todas as obras disponíveis nesta montra, é só ir clicando ao fundo da página em Mensagens antigas ou aceder diretamente via arquivo do blogue (árvore de hiperligações à esquerda do texto).

O Blogue tem ainda dois mecanismos de pesquisa por palavra-chave ( título, autor, etc. ) no texto do blogue na caixa de pesquisa no topo superior esquerdo da página (assinalado com uma lupa) e na coluna lateral esquerda (Pesquisar neste blogue).

Contactos, reservas e encomendas: por e-mail para 2mitodesisifo@gmail.com

INTERNATIONAL SHIPPING RATES under request.

Pagamento disponível através de transferência bancária ou via PayPal (solicitar via e-mail NIB ou paypal e-mail )


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Kornilov, Nikolai: Ensaios Sociais 1958 ( Construtivismo Russo)


Ensaios Sociais

(Social Essais)

Konstantin Nikolaievich Kornilov

vulgo Nikolai Kornilov

Edição em língua russa

1958

Publicada em São Paulo
56p.


Tipografia VENIAMIN V. SAPELKIN

Brasil


Obra singular do Construtivismo Social Russo. Os estudos de Kornilov e Luria estiveram na origem da escola psicológica marxista russa (construtivista) e posteriormente com Vygotsky mudaram a compreensão da psicologia social e da pedagogia. 
As teorias do construtivismo social- com Vigotsky et alli. - estão hoje no centro da compreensão das teorias do conhecimento e nos fundamentos teóricos da transição para a Sociedade do Conhecimento.

PARA COLECIONADORES

  






Konstantin Nikolaievich Kornilov


1879 - 1957
Kornilov was one of the most significant Soviet psychologists of the postrevolutionary period. He was a member of the Academy of Pedagogical Sciences and served as president from 1944 to 1950. Earlier he had been director of the Institute of Psychology. In A theory of human reaction from the psychological point of view, Komilov presented the basic aspects of his psychology. He developed the idea of a reaction psychology, rather than the simple reflexology proposed by V. M. Bekhterev. The reaction referred to all the response movements of an organism and not simply the reflex of a single organ. Reactions were considered biosocial. This involved all the phenomena of the living organism, from the simplest responses to the most complex forms of human behavior. He distinguished psychology from physiology, which dealt with simple human reactions but ignored social relations. He also attempted a synthesis between the subjective and objective aspects of psychology. Kornilov was one of the earliest Soviet psychologists to build a psychology based on Marxist philosophy. His theory of the reaction has been considered an eclectic combination of Marxist principles, including mechanical and energy propositions. He stressed the application of the reaction to both biological and social phenomena. He believed that humans had as many instincts as animals, but that human instincts were masked by socially acquired reactions. As a result, he received much criticism. His opponents claimed that he failed to understand the inherited features of behavior.

Um texto de Michael Kole sobre Kornilov e alli:



http://www.marxists.org/archive/luria/works/1979/mind/index.htm


O construtivismo Russo (Wikipedia)

O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos devanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.

O construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na União Soviética como na República de Weimar, as suas proposições inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna. A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSSseria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.

Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e atipografia sem serifa. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto dasvanguardas estéticas europeias do início do Século XX. (São considerados manifestações influenciadas pelo Construtivismo o De Stijl, aBauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa).

Do ponto de vista das artes plásticas, usando uma acepção mais ampla da palavra, toda a arte abstrata geométrica do período (décadas de 1920, 30 e 40) pode ser grosseiramente chamada de construtivista (o que inclui as experiências artísticas na Bauhaus, o Neoplasticismo e outros movimentos similares). No teatro, um de seus principais nomes foi o diretor teatral Meierhold, no cinema o grande nome foi Eisenstein, com suas teorias sobre a montagem cinematográfica. Um grande poeta, considerado construtivista, foi o russo Nicolai Asseiev, tendo Vladimir Maiakovski sofrido grande influência desta tendência..


Rússia, primeiros trinta anos do século XX



“Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida” – El Lissitzky, 1922



Até o surgimento do Construtivismo, nenhum movimento na evolução da arte moderna tinha sido uma expressão tão inserida numa realidade revolucionária concreta, ou tinha colocado tão explicitamente a função social da arte como uma questão política. O Construtivismo foi uma expressão artística com forte influência do marxismo e estava intimamente ligado ao processo revolucionário iniciado na URSS e na Alemanha.



O Construtivismo tinha a convicção de que o artista podia contribuir para suprir as necessidades físicas e intelectuais da sociedade como um todo, relacionando-se diretamente com a produção de máquinas, com a engenharia arquitetônica e com os meios gráficos e fotográficos de comunicação. A arte torna-se instrumento de transformação social, participa da reconstrução do modo de vida e da “revolucionarização” da consciência do povo, deseja satisfazer as necessidades materiais e organizar e sistematizar os sentimentos do proletariado revolucionário - seu objetivo: não a arte política, mas a socialização da arte. Este ponto de vista iria estimular determinadas correntes da artebrasileira a partir da década de 1930 em artistas como Patrícia Galvão e Oswald de Andrade e o crítico Mário Pedrosa.



A partir de 1915, o Suprematismo de Malevitch e o Construtivismo de Tatlin (1885-1953) são as duas grandes correntes da arte russa; ambas se inserem no vasto movimento davanguarda ideológica e revolucionária, liderada por Maiakovski e oficialmente sustentada pelo comissário para a instrução do governo de Lênin, Lunacharsky.



O “Manifesto Realista”, escrito por Naum Gabo e assinado por seu irmão Antoine Pevsner, definia claramente os limites e possibilidades da arte-não figurativa e contrariava as ideias metafísicas de Malevitch. Considerado o primeiro manifesto construtivista, o “Manifesto Realista” foi afixado nos muros de Moscou durante o primeiro levante de revolução política em meio à guerra civil e teve, portanto, grande repercussão. A partir dele, muitos manifestos de correntes antagonistas, distintas, porém, que buscavam também essa questão social, foram anunciados.

Com o surgimento do NEP em 1921, a Nova Política Econômica de Lênin, a utilidade do construtivismo passou a ser seriamente questionada. E em seguida, com sua morte e a queda de Lunacharsky, a nova burocracia stalinista reduziu a arte a um instrumento de propaganda política e de divulgação cultural chamado Realismo Socialista. A vanguarda foi desautorizada e reprimida; os padrões acadêmicos de determinado realismo do século XIX, revalorizados. A partir de 1930 aproximadamente, a pintura, a arquitetura e a esculturada União Soviética tornaram-se semelhantes, exceto na temática, à pintura, à escultura e à arquitetura oficiais do fascismo italiano e do nazismo alemão.


Livro marcante de uma época e de um movimento social determinante na ciência e na arte do século XX
Raro e de coleção
Em estado como novo para a idade. 
Miolo impecável
Capa em razoável estado

Preço 45€  

com portes registados incluídos para Portugal Continental e ilhas

+ 8€ para correio registado internacional normal
UPS ou correio rápido a orçamentar

Pedidos a 2mitodesisifo@gmail.com ou em www.leiloes.net

Sem comentários:

Enviar um comentário