J D Salinger
Vendem-se em conjunto:
Salinger 1ª edição ( 2013)
The catcher in the Rye ( 2010)
À espera no centeio ( 1ª edição ) 2011
Texto do Expresso 31/Agosto/2013
Primeiro Plano
David Shields
Shane Salerno
Salinger
"The private war of J D Salinger"
1ª edição
New York
Simon & Shuster
Setembro 2013
695 p
A obra prima
Salinger, J D
The catcher in the rye
New York
Little, Brown & Company
Setembro 2010
277p
1ª Edição portuguesa
J D Salinger
À Espera no centeio
Lisboa
Quetzal
2011
Capa Rui Rodrigues
Trad José Lima
Lisboa
233p.
The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio, no Brasil / À Espera no Centeio ou Uma Agulha num Palheiro, em Portugal) é um romance do escritor americano J. D. Salinger. Publicado inicialmente em formato de revista, entre 1945-1946, nos Estados Unidos, foi posteriormente editado no formato de livro (capa dura) em 1951, tornando-se um dos romances mais lidos no país.
Originalmente publicado para adultos, desde então se tornou popular entre jovens leitores por lidar com temas tipicamente adolescentes como confusão, angústia, alienação, linguagem e rebelião. Foi traduzido para quase todas as principais línguas do mundo. Cerca de 250,000 cópias são vendidas todo ano, com um total de vendas de mais de 65 milhões. O protagonista e anti-herói do romance, Holden Caulfield, se tornou um ícone da rebelião adolescente.
O livro foi incluído na lista dos 100 melhores romances da língua inglesa escritas desde 1923 da Times em 2005, e foi nomeado pela Modern Library e seus leitores como uma das 100 melhores livros da língua inglesa do século 20. Tem sido frequentemente censurado nos Estados Unidos e em outros países pelo uso liberal de palavras de baixo calão e retrato de sexualidade e dilemas adolescentes. Também lida com questões complexas de identidade, pertença, conexão e alienação.
Curiosidades:
O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman, estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeios", minutos antes de tentar o suicídio e da obra teria tirado inspiração para matar John. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa, ou seja, que teria tirado do livro a inspiração para matar o presidente Reagan, não obstante, o assassino de Rebecca Schaeffer, Roberto John Bardo, carregava consigo o livro quando a matou. No filme "Teoria da Conspiração ", Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente um mesmo livro, "o Apanhador no Campo de Centeio", em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra, por conta de uma dessas compras ele é descoberto por seus inimigos e quase acaba morto.
A banda punk-rock californiana Green Day gravou em 1992, no seu segundo álbum intitulado Kerplunk! a música Who Wrote Holden Caulfield?, baseada no livro. O vocalista, guitarrista e compositor Billie Joe Armstrong compôs a letra baseada no livro pois para ele, Holden Caulfield, o personagem principal, era como ele, um cara rebelde, largado e "invisível". Billie teve que ler esse livro durante o colegial, mas acabou não lendo. Tempos depois, ele resolveu ler e acabou tornando um dos seus livros favoritos.
O desenho South Park teve o episódio "A Historia de Scrootie Sodomita" baseado na obra.
No CD Chinese Democracy (2008) do Guns N`Roses a sétima faixa se chama "Catcher In The Rye" a história da letra é que o livro influenciou Mark Chapman a cometer o assassinato de John Lennon.
Livros em inglês novos
Edição portuguesa quase nova
Não se vendem os volumes em separado
Preço : 200€
com portes registados para Portugal Continental e ilhas
+ 10€ para correio registado internacional
UPS ou correio rápido a orçamentar
Sem comentários:
Enviar um comentário