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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O 2º Sexo - Factos e mitos. Simone de Beauvoir. 1ª Edição do Círculo de Leitores, 1976.


O 2º Sexo

OS FACTOS E OS MITOS

Simone de Beauvoir

CÍRCULO DE LEITORES

1º EDIÇÃO

1976

CAPA CARTONADA

354p.


“O Segundo Sexo” é uma obra seminal que estabeleceu de imediato uma plataforma de discussão acesa sobre a condição feminina e o(s) feminismo(s). Apesar das várias polémicas que sempre suscitou, tem servido de referência para a maior parte dos ensaios, debates e discussões posteriores. Camille Paglia afirmou que ao lê-la, aos dezasseis anos, mudou toda a sua vida: “Teve um grande impacto sobre mim; a minha independência intelectual data dessa momento. O “Segundo Sexo” continua a ser a obra suprema do feminismo moderno”. Quanto a Katte Millett baseou “Sexual Politics” na obra de Simone e a australiana Germaine Greer foi nela que se inspirou, principalmente no tratamento do tema do envelhecimento feminino e suas consequências. É possível encontrar notas sobre de Beauvoir em quase todos os estudos femininos.

Quando surgiu, em 1949, “O Segundo Sexo” causou tanta admiração quanto estranheza. Era uma obra vasta, dividida em dois volumes, bem documentada e alicerçada na lógica e no conhecimento e muito pouco “feminina”. (Às mulheres estavam reservado géneros como o romance ou a novela). Tendo como missão pôr a nu a condição feminina, explorava áreas ligadas à situação da mulher no mundo, englobando história, filosofia, economia, biologia, etc., bem como alguns “case studies” e algumas experiências particulares. Simone queria demonstrar que a própria noção de feminilidade era uma ficção inventada pelos homens na qual as mulheres consentiam, fosse por estarem pouco treinadas nos rigores do pensamento lógico ou porque calculavam ganhar algo com a sua passividade, perante as fantasias masculinas. No entanto, ao fazê-lo cairiam na armadilha de se auto limitarem. Os homens chamaram a si os terrores e triunfos da transcendência, oferecendo às mulheres segurança e tentando-as com as teorias da aceitação e da dependência, mentindo-lhes ao dizer que tais são características inatas do seu carácter. Ao fugir a este determinismo, Simone abriu as portas a todas as mulheres no sentido de formarem o seu próprio ser e escolherem o seu próprio destino, libertando-se de todas as ideias pré-concebidas e dos mitos pré-estabelecidos que lhe dão pouca ou nenhuma hipótese de escolha. Assim, a mulher, qualquer mulher, deve criar a sua própria via, mesmo que seja a de cumprir um papel tradicional, se for esse o escolhido por ela e só por ela.

Mas numa sociedade ainda sob o choque das profundas alterações provocadas pela Guerra, a posição das mulheres tinha-se fortalecido pela ausência dos homens, mortos, desaparecidos ou ausentes. Mas Simone lançava um alerta dizendo: “…a Idade de Ouro da mulher não passa de um mito… A sociedade sempre foi masculina e o poder político sempre esteve nas mãos dos homens.”. “A humanidade é masculina” observou ela “…e um homem não teria a ideia de escrever um livro sobre a situação peculiar de ser macho…e nunca se preocupa em afirmar a sua identidade como um ser de um determinado género; o facto de ser um homem é óbvio.” É importante colocar como ponto de partida para o estudo de “O Segundo Sexo” e do resto da obra de Simone de Beauvoir, o facto que ela, apesar de reconhecer que os homens oprimem as mulheres, não deixa de lhes apreciar as capacidades.




Germaine Greer, a feminista de origem australiana que se celebrizou, quase trinta anos depois de “O Segundo Sexo” com a sua obra “The Female Eunnuch”, diz achar que de Beauvoir sempre partiu de uma argumentação centrada nos homens e nunca lhe perdoou ter afirmado, em “A Força das Circunstâncias”, que o maior sucesso da sua vida fora a relação que conseguira manter com Jean-Paul Sartre.

Mas, curiosamente, nos seus livros, Greer cita frequentemente de Beauvoir, utilizando as suas opiniões sobre a maior parte dos assuntos, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento e ao declínio da sexualidade. Simone de Beauvoir chamou a atenção para o facto de que o tempo se acelera naturalmente na meia-idade. Disse-o com irritação. Ao contrário de Greer, por exemplo, ela não conseguia tirar partido das alterações que detectava no rosto e no corpo, à medida que o tempo passava. Apesar de se afirmar principalmente como “uma intelectual”, tinha um cuidado enorme com a aparência e apreciava o facto de os homens a olharem com aprovação, outro sinal , para as feministas puras, de que ela era uma espécie de “traidora”.
Mas a verdade é que Simone de Beauvoir conhecia bem os homens e mostrava compreensão para o facto de os homens viverem para o sexo, sentindo-se atraídos, à medida que envelhecem à medida que envelhecem por mulheres cada vez mais jovens. O género feminino tem, pelo contrário, uma consciência muito mais aguda da decadência do próprio corpo. Apesar de as mulheres não terem os problemas masculinos óbvios, como a falta de erecção, com a idade tendem a desinteressar-se pelo sexo. Segundo ela tudo isto também tem a ver com a posição social e económica que a mulher ocupa na sociedade e afirma claramente que uma mulher rica tem muito mais possibilidades de arranjar um amante jovem.

(citado de Helena Vasconcelos )


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