A Quinta causa
-Os católicos e os direitos humanos-
Francisco Salgado Zenha
(1ª e única edição)
Livraria Morais Editora
1969
Sobre a obra:
Compilação das peças do processo crime mandado instaurar aos subscritores do documento "Representação ao Presidente do Conselho, datada de 1-3-1959, pedindo um inquérito à maneira como são tratados os presos políticos pela PIDE" e entregue ao Dr. Oliveira Salazar em 18 de Abril de 1959 e subscrito por um conjunto de católicos progressistas, cuja lista se reproduz em foto abaixo.
Este livro é um testemunho vivo do papel dos padres e leigos católicos no combate à ditadura.
Esse documento fdoi tornado público como folheto distribuído clandestinamente por todo o país levando a PIDE a apreendê-lo e a acusar os signatários .
O livro reproduz os autos de declarações à Policia política do Arquiteto Nuno Teotónio Pereira, Padre Adriano da Silva Pereira Botelho, Padre César Teixeira da Fonte, Dr Francisco de Sousa Tavares e prof José de Sousa Esteves.
A foto do auto da PIDE, abaixo reproduzido, proibindo a edição está disponível na Biblioteca e Arquivo digitais do Dr. José Pacheco Pereira em http://ephemerajpp.wordpress.com/2012/02/12/censura-relatorio-no-8629-22-de-outubro-de-1969-relativo-a-quinta-causa-de-francisco-salgado-zenha/
Sem comentários:
Enviar um comentário