Nelson Mandela: Uma lição de Vida
Jack Lang
1ª edição
2005
Editora Bizâncio
Prefácio Nadime Gordimer ( Prémio Nobel Literatura)
Capa José Pedro Magalhães
Tradução Francisco Agarez
230 Págs.
Recensão crítica:
http://silenciosquefalam.blogspot.pt/
O nome Nelson Mandela, é inequivocamente, conhecido de todas as pessoas. Em «Nelson Mandela – Uma Lição de Vida», da Editorial Bizâncio, o autor Jack Lang, ex-ministro da cultura de França, faz um retrato completo de Mandela, uma figura ímpar do panorama mundial. Este livro sublinha o lado humano, pessoal, social e filantrópico, de um homem simples, que fez com que os negros fossem deixados de ser tratados como indigentes, na África do Sul.
Em cinco capítulos, o autor mostra-nos de que maneira um homem humilde, mas com extremo poder eloquente, nas palavras, nos gestos, na vontade e ambição, consegue ser sempre um ser desprovido de vingança e ódio, mesmo depois de ter sido preso durante 27 anos.
Durante a narrativa percebemos claramente a luta obstinada de Mandela contra o apartheid, um sistema que negava aos negros, os direitos políticos, sociais e económicos. Nesta altura era interdito aos negros, o acesso aos autocarros e casas de banho públicas, além do imenso preconceito que existia quando um negro estivesse no mesmo espaço que um branco.
O paralelismo humanístico e pacifista entre Mandela e Gandhi é notório, depois de lermos esta biografia.
Mandela recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 e foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Actualmente apoia e dá voz a várias organizações sociais.
Além de conhecermos melhor este homem, o leitor é obrigado a fazer uma reflexão, e admitir que no mundo, muito ainda há para mudar.
"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."
- Nelson Mandela
Sem comentários:
Enviar um comentário